CURIOSIDADES



5 de OUTUBRO IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA



Eusébio Leão nasceu em Gavião, Portalegre, no dia 2 de Fevereiro de 1878. Formou-se na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa em 1890. Exerceu medicina clínica em Gavião e fez estágios em Paris e Berlim. Acabou por se especializar em urologia.
 Em Lisboa, colaborou com inúmeras publicações e participou activamente na difusão dos ideais republicanos, principalmente depois do Ultimato inglês em 1890. Entrou na Maçonaria em 1893.
Foi um dos fundadores do jornal A Pátria e, em Outubro de 1909, foi eleito secretário do Directório do Partido Republicano Português, apresentando-se diversas vezes como candidato a deputado mas sem nunca ter sido eleito.
Depois da Implantação da República foi nomeado Governador Civil de Lisboa e veio a ser eleito deputado à Assembleia Nacional Constituinte pelo círculo de Portalegre, integrando depois o Senado.
Com a cisão do Partido Republicano, acabou por apoiar a União Republicana de Brito Camacho. Em Fevereiro de 1912 foi nomeado ministro em Roma, mantendo-se nesse posto até Outubro de 1926.
Eusébio Leão morreu em Lisboa no dia 21 de Novembro de 1926.

Autoria: Plano Nacional de Leitura




PONTES

Em Portugal, existem treze freguesias que contêm, na sua designação, o termo ”ponte”. A freguesia de Ponte de Sor é uma dessas treze. O topónimo, Ponte de Sor, deriva da existência de uma ponte que ligava Lisboa a Mérida, capital da Lusitânia, construída na época dos romanos.
O desaparecimento da primitiva ponte romana levou à construção de uma outra no reinado de D. João VI, que ainda hoje liga as duas margens. Da mesma época data a Ponte dos Mouros, construída sobre a ribeira do Andreu. Todavia, a tradição popular faz remontar a construção da Ponte dos Mouros  ao tempo em que os árabes dominaram a região.
 Para saber mais sobre  este assunto pode consultar o sitio da internet, http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/itinerarios/, Roteiro Pontes Históricas do Alentejo  da Direcção do Património Cultural Português.
Na biblioteca podes consultar o livro Pontes de Encontro e conhecer as treze freguesias.







NOVEMBRO, O MÊS DAS CASTANHAS

O nono mês do calendário de Rómulo, cujo ano tinha 10 meses com 304 dias e começava em 1 de março ; o 11º mês dos calendários juliano e gregoriano. Em qualquer destes calendários cada mês contém 30 dias.

Os bens culturais englobam os bens materiais palpáveis (património) e imateriais,  (saberes),de que a cozinha tradicional é um exemplo.
A biblioteca escolar dispõe de livros de culinária tradicional 







A nossa sugestão





Personalidades de Ponte de Sor


Primo Pedro da Conceição Freire de Andrade 









Autor do livro Cinzas do Passado. Nasceu, na então vila de Ponte de Sor, no dia 12 de Fevereiro de 1891 e faleceu, na mesma localidade, no dia 5 de Abril de 1974. Filho de José Pedro da Conceição exerceu o cargo de amanuense na Câmara Municipal e fundou, em 1928, a primeira topografia de Ponte de Sor.

Uma parte importante do livro foi publicada na separata Álbum do Alentejo, a prepósito do conteúdo do livro escreveu José Amante:

“ … conjunto de memória, recordações e registos de acontecimentos com maior ou menor história ( facto que não lhe retira no meu entender, uma partícula em relação ao seu valor , interesse e importância real) ajudará a compreender e a conhecer mais profundamente Ponte de Sor e as suas gentes[1]




[1] - AMANTE, José in ANDRADE, Primo Pedro da Conceição Freire de. Cinzas do Passado. Edição da Câmara Municipal de Ponte de Sor, 1986, p 5




A tradição já não é o que era...


                               A memória coletiva é feita de rituais que se perdem na origem dos tempos, assistimos nos últimos anos ao esquecimento de muitos desses rituais. O livro  " Portugal Festas e Romarias" dá-nos a  conhecer muitos desses rituais

Maio, mês da   Festa das Cruzes




Sem comentários:

Create your own banner at mybannermaker.com!