NOVIDADES NA BE


Este livrinho é o resultado  de uma recolha de crónicas da revista Visão, entre 1993-2018, que nos dá um panorama da vida em Portugal no últimos 25 anos  



Última antologia do Prémio Literário José Luís Peixoto 
disponível na BE ESPS
Os textos vencedores 2015-2016



OS ESPÍRITOS DA NATUREZA

A natureza influencia o nosso bem estar e nós influenciamos a natureza.
O yoga dar-te-á a paz que precisas


AO ESPELHO

 na biblioteca ESPS


(...) Afrodite veio falar em meu favor: "- a cachopa, apesar de humana, é bonita e tem um ar terno e doce. Tão doce como muitas de nós e até bem mais doce do que algumas de nós". Estas últimas palavras foram (...) na direcção de outra personagem da assembleia que se encontrava agora num patamar um pouco inferior. Tive alguma dificuldade em reconhecê-la naquele visual completamente renovado. Porque também fiquei a saber que se fazia permanentemente acompanhar por um séquito de ninfas, de cabeleireiros, de costureiros... Humano ou divino, tudo o que sirva seus intentos de parecer sempre melhor que antes - ou, se calhar, melhor do que é - está convidado ou seduzido a satisfazer os caprichos. 


EM TEU VENTRE

Podes requisitar, na biblioteca, 



«Mãe, atravessas a vida e a morte como a verdade atravessa o tempo, como os nomes atravessam aquilo que nomeiam.» Numa perspetiva inteiramente nova, Em Teu Ventre apresenta o retrato de um dos episódios mais marcantes do século XX português: as aparições de Nossa Senhora a três crianças, entre maio e outubro de 1917. Através de uma narrativa que cruza a rigorosa dimensão histórica com a riqueza de personagens surpreendentes, esta é também uma reflexão acerca de Portugal e de alguns dos seus traços mais subtis e profundos. A partir das mães presentes nesta história, a questão da maternidade é apresentada em múltiplas dimensões, nomeadamente na constatação da importância única que estas ocupam na vida dos filhos. O sereno prodígio destas páginas, atravessado por inúmeros instantes de assombro e de milagre, confere a Em Teu Ventre um lugar que permanecerá na memória dos leitores por muito tempo.
                                                                                           Quetzal



Um livro Premiado...

                                 
          
Prémios: 
 Prix Meilleur Livre de L'Anné 2004

 Prix Méditerrannée- Ètranger 2005


                             



« Porque o mar é o mar para a minha casa,»

                                                                                                       


Sofia de Mello Breyner Andresen ( 1919-2004) uma das mais importantes poetisas  portuguesas do século XX. Entre 1944 e 1997, publicou catorze livros de poesia, nos quais privilegiou a temas como a Natureza - com destaque para o mar, a sua beleza e os mitos-, a procura da justiça, a civilização grega, a importância da poesia, entre outros. A autora dedicou-se também à prosa e à literatura infantil.

                                           


José Luís Peixoto (http://www.joseluispeixoto.net) (texto) Daniel Silvestre Silva (http://danielsilvestredasilva.blogspot.pt) (ilustração)

“ A mãe que chovia “ o primeiro título infantil de José Luís Peixoto. Conta a história de um rapaz que ...


Ao longo de 60 páginas, magnificamente ilustradas por Daniel Silvestre da Silva, José Luís Peixoto homenageia e exalta umas das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães.







P. D. James nasceu em Oxford, Inglaterra, em 1920. Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou na Cruz Vermelha e, em 1949, nos Serviços de Segurança Britânicos. Em 1968, entrou para o Departamento de Policia do Ministério do Interior. Estreou-se na literatura aos 42 anos, tornando-se uma das maiores escritoras policiais da actualidade.


Em Morte em P Moemberley, P. D. James combina as suas duas maiores paixões: a literatura policial e a obra de Jane Austen. O romance é uma clara homenagem à grande autora novecentista, mas faz justiça também às melhores  histórias de assassinato, seguindo a tradição dos grandes romances de mistério sobre a aristocracia inglesa. Ou não fosse P.D. James a grande senhora do crime nas terras de Sua Majestade....







Sem comentários:

Create your own banner at mybannermaker.com!